Com o objetivo de elaborar um planejamento estratégico para a Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - o Diretor Prof. Geraldo R. M. da Costa, reativou em 2011 a Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade – CIGQP, que passou por ajustes de estrutura e atualmente é denominada Comissão Assessora para Gestão da Qualidade e Produtividade – CAGQP.

A Comissão teve como objetivo inicial preparar os servidores técnicos e administrativos para a elaboração desse planejamento, de tal forma que pudessem participar ativamente na busca de soluções e no desenvolvimento estratégico da Escola. Como primeira atividade, procurou integrar a equipe e entender a administração da Unidade, seus problemas e a visão dos servidores sobre a gestão. Nesse contexto organizou o 1º Encontro sobre Gestão da Escola, o GEESC, em dezembro de 2011.

Na primeira edição do GEESC foi aplicado um questionário no qual os servidores da administração se manifestaram a respeito da gestão da Escola: visão, estratégia, processos e atividades, desempenho organizacional, execução, controle, melhoria, organização, estrutura e infraestrutura, pessoas, liderança e gestão, conhecimento, foco no cliente, decisão baseada em fatos e dados e comunicação.

Com base nos dados obtidos foram implementadas ações pela Diretoria da Escola com o objetivo de buscar as melhores soluções para a gestão da Escola.

Na segunda edição do evento, 2º GEESC-2012, o objetivo foi tratar os problemas de gestão da EESC de forma participativa, estimulando os servidores docentes e não docentes (Grupos de Trabalho) a trazerem propostas de soluções e apresentá-las à comunidade. Essa iniciativa viabilizou a realização do primeiro evento de integração da Escola toda, inclusive com um almoço de congraçamento.

A terceira edição do GEESC, em 2013, tratou do tema “Mudança e Inovação” e teve como primeira atividade o lançamento da nova identidade visual da EESC. A nova Minerva - Deusa Romana, divindade mitológica protetora da sabedoria, das artes e das técnicas de guerra - com traços minimalistas e elegantes, reflete o contexto atual da Escola: modernidade, inovação tecnológica, estabilidade, equilíbrio e humanização. Além da apresentação de trabalhos e propostas para a melhoria e inovação dos processos, serviços e da relação entre os servidores e o ambiente organizacional, foi lançado um ambiente virtual que permitiu a ampliação da comunicação e da participação dos servidores, como por exemplo o preenchimento da nova versão do questionário.

O evento também serviu como marco de encerramento das comemorações dos 60 anos da EESC com a inclusão dos nomes dos servidores técnicos e administrativos nos totens da Praça “Registrum”, onde já constavam os nomes dos docentes e alunos que passaram pela Escola. Nesse mesmo evento foi lacrada uma capsula do tempo, onde toda a comunidade depositou suas expectativas e desejos para seus sucessores. A capsula foi depositada na base do Portal das Décadas e deverá ser aberta nas comemorações dos 100 anos da Escola.

O 4º GEESC, a realizar-se no nos dias 15 e 16 de dezembro, tem como foco fortalecer e ampliar a visão dos servidores frente às mudanças organizacionais, sociais, valores e realização pessoal, além de fazer um balanço da gestão 2011/2015 da Diretoria, cujo mandato se encerra no dia 23 fevereiro de 2015.

Além dos trabalhos dos servidores, o GEESC abre espaço para que outras ações e projetos que visem à melhoria da gestão administrativa e até acadêmicos e culturais da Escola possam ser apresentados e discutidos pela comunidade interna, tais como:

• Programa EESC Sustentável: visa incluir a dimensão da sustentabilidade nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração da Escola;
  • EESC ComVida: visa oferecer atividades alternativas para a comunidade, ligadas à arte, cultura, esporte e outras, com foco na busca de uma vida mais saudável;
  • As propostas para a reestruturação curricular dos cursos de engenharia, visando tanto a modernização em termos tecnológicos e metodológico, quanto nos aspectos de formação profissional em liderança, trabalho em equipe e soluções sustentáveis dos problemas de uma sociedade cada vez mais exigente e complexa;
  • Integração: espaço para que os 600 profissionais da EESC possam se encontrar, se integrar, conhecer as ações e programas em andamento, emitir opiniões, apresentar suas habilidades artísticas e participar da melhoria da gestão da Escola. Trata-se, sobretudo, de um espaço de congraçamento em prol de uma Escola cada vez melhor.

Dessa forma o GEESC se consolida como um evento anual composto das ações das mais diversas atividades desenvolvidas na Escola por meio das ações da CAGQP, dos resultados de trabalho das comissões e grupos, do fazer diário dos servidores técnicos administrativos e docentes. Essas atividades tratam de propostas para a solução de problemas reais da rotina da Unidade ou do Campus de São Carlos.

Reveja os resultados do 3º GEESC compilados em apresentações e posteres.

Clique aqui para acessar os arquivos.

Entre em contato conosco por meio dos canais:

geesc@eesc.usp.br

Formulário de contato